Detalhar som Classificação Científica
Nome Científico
Pipra fasciicaudaHellmayr, 1906Nome em Inglês
Band-tailed Manakin
Uirapuru-laranja
O uirapuru-laranja é uma ave passeriforme da família Pipridae.
Também conhecido como guaramiranga (Ceará), dançador-laranja, tangará-de-cabeça-amarela e uirapuru-de-cauda-curta. “Guaramiranga” é o nome popular local desta espécie no Ceará, que na linguagem indígena significa “pássaro vermelho”.
Nome Científico
Características
Mede cerca de 11 centímetros de comprimento e pesa entre 11,5 e 19 gramas.
O macho muito bonito, preto por cima, com coroa e nuca vermelho-vivas e faixa branco-amarelada na base da cauda; em algum branco na asa, visível em voo. Amarelo-vivo por baixo, peito tingido com vermelho. A fêmea é verde-olivácea, mais intensa por cima e um pouco mais clara por baixo, com barriga amarela; pode ser reconhecida pelo olho branco, bem evidente e pelo colorido vivo oliva e amarelo.
A íris é branca.
uirapuru-laranja macho
uirapuru-laranja fêmea
uirapuru-laranja jovem
Subespécies
Possui cinco subespécies reconhecidas:
Pipra fasciicauda scarlatina (Hellmayr, 1915) - ocorre no Brasil desde o estado do Pará (na área ao sul de Belém) até os estados do Mato Grosso do Sul, Goiás, oeste do estado de Minas Gerais e noroeste do estado de São Paulo, aparentemente existe uma população isolada no nordeste do Brasil, no estado do Ceará. Também ocorre no extremo norte da Bolívia, sudeste do Paraguai e no extremo nordeste da Argentina na província de Misiones.
Pipra fasciicauda calamae (Hellmayr, 1910) ocorre na região central e oeste do Brasil próximo no Rio Madeira e no extremo noroeste do estado de Mato Grosso.
Pipra fasciicauda purusiana (E. Snethlage, 1907) ocorre na porção tropical do leste do Peru até o sul da região de Cusco e na região adjacente no oeste da Amazônia brasileira, no estado do Acre e na região do alto rio Purus no Amazonas.
Pipra fasciicauda fasciicauda (Hellmayr, 1906) ocorre na porção tropical do sudeste do Peru, na região de Puno e no nordeste da Bolívia.
Pipra fasciicauda saturata (Zimmer, 1936) ocorre a leste das encostas da Cordilheira dos Andes, no centro do Peru, na região de San Martín e no sul de Loreto.
(IOC World Bird List 2017; Aves Brasil CBRO 2015).
| Fotos das subespécies de Pipra fasciicauda |
| (ssp. scarlatina) | (ssp. calamae) | (ssp. purusiana) |
Pipra fasciicauda scarlatina |
Pipra fasciicauda calamae |
Pipra fasciicauda purusiana |
| (ssp. fasciicauda) | (ssp. saturata) |
| | |
Alimentação
Alimenta-se principalmente de pequenos frutos.
uirapuru-laranja se alimentando
Reprodução
Hábitos
Vive em florestas de várzea periodicamente inundadas, florestas de galeria e florestas adjacentes, matas de terra firme e matas secas. O chamado mais frequente é um “ieê” anasalado e descendente.
Bando de uirapuru-laranja
Distribuição Geográfica
Presente nos afluentes da margem sul do Rio Amazonas, desde as bacias dos rios Purus e Juruá até o Maranhão, estendendo-se em direção sul até o Paraná. Há ainda populações aparentemente isoladas no Ceará e Alagoas. Encontrado também no Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina.

Ocorrências registradas no WikiAves
Referências
Consulta bibliográfica sobre as subespécies:
del Hoyo, J.; et al., (2016). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona.
Gill, F. & Wright, M. - IOC World Bird List 2017. Birds of the World - Recommended English Names. Princeton University Press, Princeton, N.J., and Oxford, UK.
ITIS - Integrated Taxonomic Information System (2017); Smithsonian Institution; Washington, DC.
Piacentini et al. (2015). Annotated checklist of the birds of Brazil by the Brazilian Ornithological Records Committee / Lista comentada das aves do Brasil pelo Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos. Revista Brasileira de Ornitologia, 23(2): 91–298.
Galeria de Fotos